Campeão da Sul-Americana se garante na fase de grupos da próxima Libertadores
Foram sorteados nesta segunda-feira (17), na sede da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai, os grupos da edição de 2025 da Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais importante do continente.
A competição vai contar com a presença de 7 brasileiros: Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória. As últimas quatro finais tiveram a presença de algum time do país. Na última edição, o Cruzeiro caiu para o Racing, da Argentina, na grande decisão.
De acordo com a CONMEBOL, times do mesmo país não podem se enfrentar na fase de classificação.
⭐️🏆 Tudo definido! Os 8⃣ grupos da CONMEBOL #Sudamericana ficaram assim!
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) March 17, 2025
😍 Vale a #GrandeConquista! pic.twitter.com/wOIxsvSBsa
Enquanto quatro brasileiros começam a Sul-Americana como cabeças de chave (Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Cruzeiro), entrando no torneio como favoritos em seus grupos, os outros três (Corinthians, Vasco e Vitória) chegam com outro status, precisando correr por fora para chegar longe na competição.
O campeão da Sul-Americana garante vaga automática na fase de grupos da Libertadores de 2026, além de disputar a Recopa do próximo ano contra o campeão da Libertadores de 2025.
No atual formato, apenas o líder de cada chave avança automaticamente para as oitavas de final. O segundo colocado de cada grupo encara o terceiro melhor de cada chave da Libertadores em playoffs para definir os últimos presentes nas oitavas de final. A final vai acontecer em jogo único, no dia 22 de novembro, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.
Os brasileiros que já foram campeões da Sul-Americana são São Paulo (2012), Athletico-PR (2018 e 2021), Chapecoense (2016) e Internacional (2008).