Dia Mundial da Reciclagem: projeto Recicla Junto transforma Criciúma em exemplo de sustentabilidade no futebol brasileiro

Iniciativa já coletou mais de 15 toneladas de resíduos durante os jogos da equipe no estádio Heriberto Hülse

Foto: Divulgação / Cristalcopo 


O futebol é o maior esporte do mundo, com milhares de jogadores e bilhões de fãs espalhados pelo planeta. Por isso, acaba se tornando uma referência em diversos âmbitos da sociedade, como no combate ao racismo, na luta por igualdade e, também, na resposta à crise climática. Atualmente, de acordo com o Instituto The New Weather, o futebol é responsável por cerca de 65 milhões de toneladas de CO₂ emitidas ao ano — o equivalente à emissão de toda a Áustria. Embora a FIFA não tenha se posicionado nem implantado medidas para diminuir o impacto de jogos e competições no meio ambiente, alguns clubes têm tomado iniciativas próprias para reverter esse quadro, como o projeto Recicla Junto, do Criciúma.

Criado em 2019, em parceria com a patrocinadora do clube - a Cristalcopo - o projeto tem como objetivo reunir todos os resíduos gerados em jogos realizados no Heriberto Hülse, casa do Tigre, e direcioná-los a centros de reciclagem, por meio de uma cooperativa de catadores. Apenas na temporada passada, a iniciativa foi responsável pela coleta mais de 15 toneladas de lixo — um aumento de 60% em relação ao ano anterior.

“O objetivo do Recicla Junto é transformar a sociedade a partir do exemplo. Buscamos contribuir de forma prática e contínua com a comunidade e com a economia circular. É muito gratificante poder ver o resultado desse esforço, feito em conjunto com o Criciúma, ano após ano”, comenta Augusto Freitas,  Presidente Executivo da Cristalcopo, empresa idealizadora do projeto.

Ainda em 2024, o projeto buscou a participação ativa da torcida do Criciúma. Em uma ação denominada Torcida Unida pela Sustentabilidade, foram distribuídas sacolas a todos os torcedores na entrada do estádio, para que pudessem descartar corretamente copos, garrafas e demais resíduos gerados durante o jogo. Ao final da partida, as sacolas foram deixadas cheias por toda a arquibancada e recolhidas por uma equipe de  catadores da Acafor.

Em 2025, a iniciativa Torcida Unida pela Sustentabilidade segue gerando impacto positivo. Somente durante os jogos do Criciúma no Campeonato Brasileiro da Série B, contra Operário, Athletic e Remo, já foram coletadas aproximadamente 2 toneladas de resíduos no estádio.

“Na Cristalcopo, acreditamos que o futebol se joga tanto dentro quanto fora das quatro linhas, indo muito além de gols e assistências. A ação  'Torcida Unida pela Sustentabilidade' reforça o compromisso do Criciúma e da sua torcida com a preservação ambiental e mostra que, juntos, podemos transformar o esporte em ferramenta de conscientização e mudança social", finaliza o executivo.

Postar um comentário

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.

Postagem Anterior Próxima Postagem