Confira agora o resumo da novela A Escrava Isaura (de 13/01 a 24/01/2020) e fique por dentro dos principais acontecimentos da semana. A trama, produzida pela RecordTV, é de autoria de Tiago Santiago, baseada no romance homônimo de 1875, escrito por Bernardo Guimarães. Foi ao ar pela primeira vez entre 18 de outubro de 2004 e 29 de abril de 2005, em 167 capítulos. Protagonizada por Bianca Rinaldi, no papel de Isaura, a trama conta ainda com Leopoldo Pacheco, Théo Becker, Patrícia França, Renata Dominguez, Mayara Magri, Jackson Antunes, Gabriel Gracindo e Maria Ribeiro nos papéis principais.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 068, segunda-feira, 13 de janeiro
Henrique vai ao quilombo lutar a favor de Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre. Leôncio percebe que sua tropa está desfalcada. Diogo recebe uma mensagem de Sebastião e vai a sua fazenda. Sebastião se irrita com a desobediência de Henrique. Moleca chama Bernardo para defender o quilombo. Isaura e Miguel fogem do quilombo. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Pedrinho mostra o caminho para Muriaé para Isaura e Miguel. Diogo e Helena recitam versos e se enamoram. Sebastião visita Rosa. Henrique chega ao quilombo. Francisco duvida que Leôncio pagará a recompensa pela captura de Isaura.
André convence os escravos da tropa de Leôncio a viverem no quilombo e desistirem do ataque. Francisco e Martinho também desistem do ataque. Sebastião conversa com Paulo no bordel. Raimundo recebe um beijo de Rosa. O quilombo festeja a vitória. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Tomásia se alegra com as alucinações de Leôncio. Leôncio se irrita com a perda de escravos. Miguel, Isaura e Pedrinho encontram a Milícia, mas não são reconhecidos. Álvaro e Geraldo chegam bêbados em casa. Isaura fica assustada com a volta da Milícia. Leôncio diz que chegou a hora de João e Joaquina.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 069, terça-feira, 14 de janeiro
Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Miguel, Isaura e Pedrinho conversam ao redor da fogueira sobre a situação de João e Joaquina. Martinho pressiona Rosa para contar onde está Isaura. Leôncio não consegue manter o equilíbrio e se apóia no piano. Em pânico e de olhos arregalados, Leôncio chama seu capanga. Raimundo ajuda João a esconder os restos de comida e bebida e logo em seguida vai atender a um chamado de Leôncio que tem várias alucinações chegando a confundir o Dr. Paulo com os negros quilombolas. Helena devora a comida na sua frente para não ser examinada pelo Dr. Paulo. Miguel escuta passos próximos a fogueira. Atrás da árvore se esconde um índio com o rosto pintado de vermelho e preto. Tomásia e Gioconda conversam sobre o Coronel Sebastião e Gabriel.
Raimundo conta ao Dr. Paulo que Leôncio tomou um remédio e logo depois ficou estranho. Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Geraldo convida Álvaro e Perpétua para irem a sua casa. Raimundo conta a Tomásia que Leôncio já sabe sobre o remédio que ela enviou para ele. Cel Sebastião se lamenta para suas filhas e diz a elas que é um fracasso como pai. Miguel consegue uma charrete para seguirem viagem. Bernardo mostra um diamante bruto para Henrique. André pede ajuda aos quilombolas para salvar João e Joaquina. Rosa se arruma para visitar Leôncio. Malvina pede Belchior que leve uma carta à seu marido manifestando sua intenção de visitá-lo. Leôncio ameaça Raimundo por causa do remédio que ele bebeu. Dr. Diogo examina Helena. Gabriel abre os olhos de repente. Miguel fala para Isaura sobre uma chácara para alugar em São Paulo.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 070, quarta-feira, 15 de janeiro
Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Isaura chora de alívio. Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Diogo se declara para Helena. Miguel chega na chácara em São Paulo e consegue negociar com o proprietário o aluguel. Henrique e Bernardo garimpam os diamantes no meio do cascalho. Cel. Sebastião diz a Helena que é com o Dr. Paulo que ela se casará. Belchior entrega a carta de Malvina para Leôncio e ele decide escrever uma carta de resposta.
Tomásia recebe uma caixa de presente, mas ao abri-la sai uma aranha asquerosa. A condessa fica brava e decide enviar um presente ainda mais letal para o Leôncio. Leôncio dá tapas na cara de Joaquina covardemente, mas pára ao ouvir os chamados de Rosa. Leôncio leva Rosa para seu quarto. Malvina recebe carta de Belchior. Helena está perto e desaprova. Álvaro diz a sua mãe que não está certo se pede a mão de Branca em casamento. Decide dar uma volta para pensar no assunto. Isaura sai para passear com Pedrinho. Álvaro e Isaura se encontram e trocam olhares.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 071, quinta-feira, 16 de janeiro
Isaura se esconde de Álvaro por timidez, mas ele se diverte com esse joguinho de sedução. Helena diz a seu pai que se ele a forçar a se casar com o Dr. Paulo ela fará um escândalo. Malvina chega na fazenda. Leôncio ouve o barulho da charrete e pede para que Rosa vá embora. Rosa vai para o quarto antigo de Isaura para que Malvina não a veja. Leôncio vai encontrar Malvina. Moleca quer ajudar André a libertar seu pai e sua tia. Rosa dá água e pão para Joaquina e João. Henrique se irrita por não achar diamante.
Álvaro diz a sua mãe que achou a mulher de sua vida e que não pode ficar noivo de Branca. Malvina janta com Leôncio. Raimundo leva uma cobra para o quarto de Leôncio. Malvina e Leôncio vão para o quarto. Eles se beijam e Malvina se entrega. Francisco leva Rosa para fora de casa. Malvina abre os olhos e vê a cobra. Branca se lamenta. Perpétua briga com seu filho. Isaura tenta ler um livro, mas não consegue se concentrar. Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 072, sexta-feira, 17 de janeiro
André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Isaura conversa com Álvaro e se apresenta como Elvira. Leôncio não consegue dormir. Raimundo avisa que não vai trabalhar mais para Tomásia. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Malvina fica chocada ao saber que João e Joaquina estão presos. André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Henrique e Bernardo garimpam. Rosa recebe Flor-de-Lis em seu quarto. Malvina pede a Leôncio que liberte João e Joaquina. Leôncio nega e Malvina vai embora. Pedrinho percebe que Isaura está interessada em Álvaro. Apaixonado Álvaro fala de Isaura para Geraldo. Branca sonha com o amor de Álvaro. Leôncio bate em Joaquina e João. Isaura chora. João e Joaquina pedem a Belchior que vá buscar a ajuda de Tomásia. Belchior arquiteta um plano para salvar João e Joaquina. Miguel recebe Álvaro em sua casa.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 073, segunda-feira, 20 de janeiro
André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Álvaro fala de sua vida para Isaura, Miguel e Pedrinho. Martinho conta ao Sargento que Miguel foi visto a caminho de Muriaé. Rosa tira satisfações de Leôncio. Belchior cuida de João e Joaquina e fala da fuga. Francisco e Raimundo dormem. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Leôncio surpreende Moleca que dá um golpe de capoeira e o rende. Rosa ataca Moleca. André resgata João e Joaquina.
Rosa reencontra André e rouba um beijo, Moleca vê. Gabriel geme. Leôncio acorda e fica furioso com a fuga dos escravos. Sebastião lamenta passar a noite de Natal longe de Henrique. Bernardo encontra um diamante. João e Joaquina são recebidos com festa no quilombo. Sebastião se irrita quando sabe que Rosa dormiu com Leôncio. Rosa ganha um colar de ouro como presente de Natal. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate na porta da casa de Miguel e Isaura.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 074, terça-feira, 21 de janeiro
O proprietário da casa visita Miguel. Sebastião se irrita com o sumiço de Helena. Leôncio pensa em Isaura. O quilombo está em festa. Isaura, Miguel e Pedrinho ceiam felizes. Geraldo conta a Branca que Álvaro está apaixonada por Isaura. Isaura lamenta não contar a verdade a Álvaro. Leôncio vai ao quarto de Rosa e convida Flor-de-Lis para cear com ele. Diogo e Helena se beijam. Gabriel acorda e vê tudo. Sebastião vai a casa de Tomásia. Álvaro pergunta a Isaura se pode fazer a corte a ela.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 075, quarta-feira, 22 de janeiro
Isaura chora por mentir para Álvaro. Álvaro diz a Isaura que ela tocou seu coração desde o primeiro instante que a viu. Leôncio acorda ao lado de Flor-de-Liz. Cel. Sebastião vai até a casa de dona Gioconda buscar Helena. Gabriel sai do coma. É dia de natal. Leôncio aperta o pescoço de Flor-de-Liz e diz que ela o pertence. Álvaro quase beija Isaura quando chega Pedrinho e Miguel. Gabriel diz ao coronel de preferia não ser seu filho para poder se casar com Helena.
Branca pede a Geraldo que descubra o endereço de Elvira (Isaura). Leôncio prende Flor-de-Liz no quarto. João conta a história de um negro que ficou rico para Bernardo. Álvaro conversa com Geraldo sobre Isaura. Isaura chora por mentir para Álvaro. Cel. Sebastião insiste em dizer que sua filha está na casa de dona Gioconda. Belchior ouve os berros de Flor-de-Liz, mas não pode ajudá-la. Henrique mostra um diamante à Malvina. Isaura decide contar toda a verdade a Álvaro.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 076, quinta-feira, 23 de janeiro
Francisco coloca Rosa para fora de casa. Miguel pede para que Isaura não conte a Álvaro a verdade sobre eles. Rosa fica brava ao saber que Leôncio dormiu com Flor-de-Liz. Henrique visita seu pai e diz que precisa arranjar um comprador para o diamante. Francisco coloca Rosa para fora de casa. Ao caminhar pela beira da estrada, Rosa é picada por uma cobra. Flor-de-Liz convence Leôncio a fazer uma festa para esquecer Isaura por um tempo e para se safar de um castigo. Gabriel chora ao lado de Tomásia por causa de sua amada. Helena confessa que beijou Diogo. Dr. Paulo deseja se casar com Helena, mas diz que é pelo dinheiro que o Cel. Sebastião possui.
Raimundo avisa a Martinho que Leôncio suspeita onde esteja Isaura. Leôncio manda chamar as mais belas moças do bordel para sua festa. Moleca sente ciúmes de Rosa. Belchior suga o veneno da perna de Rosa. Isaura conversa com seu pai sobre o fato dela não dizer quem ela realmente é. Geraldo conta a Branca onde mora Isaura. Cel. Sebastião pede a Belchior que chame o Dr. Paulo para examinar Rosa. Helena arrepende-se do beijo dado em Diogo e diz que Gabriel ainda a ama. Gabriel não se conforma com o fato dele ser irmão de Helena. Álvaro vai se encontrar com Isaura.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 077, sexta-feira, 24 de janeiro
Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Pedrinho acorda Miguel pela noite para avisar que Isaura conversa com Álvaro e que ela deseja contar a verdade para o rapaz. Miguel vai até Isaura e diz que está muito tarde para os dois conversarem. Álvaro vai embora. Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Dr. Paulo diz que a situação de Rosa é complicada. Henrique mostra a Malvina o dinheiro que conseguiu com a venda do diamante. Miguel briga com Isaura e ela diz que está apaixonada por Álvaro. Perpétua quer conhecer Isaura e seu pai. Diogo quer se casar com Helena.
Helena pede para que Gabriel aceitar que eles são irmãos. Leôncio se diverte com as meninas do bordel, mas pouco depois desconfia que uma delas tenha roubado as jóias de sua mãe. Isaura observa as jóias de sua madrinha dadas a ela pelo comendador Almeida. Belchior avisa Violeta que Leôncio prendeu suas meninas. Violeta leva o Sargento para a fazenda. Rosa continua a delirar. Gioconda avisa Diogo que o Cel. Sebastião quer que ele vá até sua casa para examinar Rosa. Diogo diz que irá aproveitar a ocasião para pedir a Mão de Helena em casamento. Branca e Geraldo avistam Isaura de longe.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 068, segunda-feira, 13 de janeiro
Henrique vai ao quilombo lutar a favor de Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre. Leôncio percebe que sua tropa está desfalcada. Diogo recebe uma mensagem de Sebastião e vai a sua fazenda. Sebastião se irrita com a desobediência de Henrique. Moleca chama Bernardo para defender o quilombo. Isaura e Miguel fogem do quilombo. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Pedrinho mostra o caminho para Muriaé para Isaura e Miguel. Diogo e Helena recitam versos e se enamoram. Sebastião visita Rosa. Henrique chega ao quilombo. Francisco duvida que Leôncio pagará a recompensa pela captura de Isaura.
André convence os escravos da tropa de Leôncio a viverem no quilombo e desistirem do ataque. Francisco e Martinho também desistem do ataque. Sebastião conversa com Paulo no bordel. Raimundo recebe um beijo de Rosa. O quilombo festeja a vitória. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Tomásia se alegra com as alucinações de Leôncio. Leôncio se irrita com a perda de escravos. Miguel, Isaura e Pedrinho encontram a Milícia, mas não são reconhecidos. Álvaro e Geraldo chegam bêbados em casa. Isaura fica assustada com a volta da Milícia. Leôncio diz que chegou a hora de João e Joaquina.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 069, terça-feira, 14 de janeiro
Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Miguel, Isaura e Pedrinho conversam ao redor da fogueira sobre a situação de João e Joaquina. Martinho pressiona Rosa para contar onde está Isaura. Leôncio não consegue manter o equilíbrio e se apóia no piano. Em pânico e de olhos arregalados, Leôncio chama seu capanga. Raimundo ajuda João a esconder os restos de comida e bebida e logo em seguida vai atender a um chamado de Leôncio que tem várias alucinações chegando a confundir o Dr. Paulo com os negros quilombolas. Helena devora a comida na sua frente para não ser examinada pelo Dr. Paulo. Miguel escuta passos próximos a fogueira. Atrás da árvore se esconde um índio com o rosto pintado de vermelho e preto. Tomásia e Gioconda conversam sobre o Coronel Sebastião e Gabriel.
Raimundo conta ao Dr. Paulo que Leôncio tomou um remédio e logo depois ficou estranho. Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Geraldo convida Álvaro e Perpétua para irem a sua casa. Raimundo conta a Tomásia que Leôncio já sabe sobre o remédio que ela enviou para ele. Cel Sebastião se lamenta para suas filhas e diz a elas que é um fracasso como pai. Miguel consegue uma charrete para seguirem viagem. Bernardo mostra um diamante bruto para Henrique. André pede ajuda aos quilombolas para salvar João e Joaquina. Rosa se arruma para visitar Leôncio. Malvina pede Belchior que leve uma carta à seu marido manifestando sua intenção de visitá-lo. Leôncio ameaça Raimundo por causa do remédio que ele bebeu. Dr. Diogo examina Helena. Gabriel abre os olhos de repente. Miguel fala para Isaura sobre uma chácara para alugar em São Paulo.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 070, quarta-feira, 15 de janeiro
Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Isaura chora de alívio. Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Diogo se declara para Helena. Miguel chega na chácara em São Paulo e consegue negociar com o proprietário o aluguel. Henrique e Bernardo garimpam os diamantes no meio do cascalho. Cel. Sebastião diz a Helena que é com o Dr. Paulo que ela se casará. Belchior entrega a carta de Malvina para Leôncio e ele decide escrever uma carta de resposta.
Tomásia recebe uma caixa de presente, mas ao abri-la sai uma aranha asquerosa. A condessa fica brava e decide enviar um presente ainda mais letal para o Leôncio. Leôncio dá tapas na cara de Joaquina covardemente, mas pára ao ouvir os chamados de Rosa. Leôncio leva Rosa para seu quarto. Malvina recebe carta de Belchior. Helena está perto e desaprova. Álvaro diz a sua mãe que não está certo se pede a mão de Branca em casamento. Decide dar uma volta para pensar no assunto. Isaura sai para passear com Pedrinho. Álvaro e Isaura se encontram e trocam olhares.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 071, quinta-feira, 16 de janeiro
Isaura se esconde de Álvaro por timidez, mas ele se diverte com esse joguinho de sedução. Helena diz a seu pai que se ele a forçar a se casar com o Dr. Paulo ela fará um escândalo. Malvina chega na fazenda. Leôncio ouve o barulho da charrete e pede para que Rosa vá embora. Rosa vai para o quarto antigo de Isaura para que Malvina não a veja. Leôncio vai encontrar Malvina. Moleca quer ajudar André a libertar seu pai e sua tia. Rosa dá água e pão para Joaquina e João. Henrique se irrita por não achar diamante.
Álvaro diz a sua mãe que achou a mulher de sua vida e que não pode ficar noivo de Branca. Malvina janta com Leôncio. Raimundo leva uma cobra para o quarto de Leôncio. Malvina e Leôncio vão para o quarto. Eles se beijam e Malvina se entrega. Francisco leva Rosa para fora de casa. Malvina abre os olhos e vê a cobra. Branca se lamenta. Perpétua briga com seu filho. Isaura tenta ler um livro, mas não consegue se concentrar. Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 072, sexta-feira, 17 de janeiro
André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Isaura conversa com Álvaro e se apresenta como Elvira. Leôncio não consegue dormir. Raimundo avisa que não vai trabalhar mais para Tomásia. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Malvina fica chocada ao saber que João e Joaquina estão presos. André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Henrique e Bernardo garimpam. Rosa recebe Flor-de-Lis em seu quarto. Malvina pede a Leôncio que liberte João e Joaquina. Leôncio nega e Malvina vai embora. Pedrinho percebe que Isaura está interessada em Álvaro. Apaixonado Álvaro fala de Isaura para Geraldo. Branca sonha com o amor de Álvaro. Leôncio bate em Joaquina e João. Isaura chora. João e Joaquina pedem a Belchior que vá buscar a ajuda de Tomásia. Belchior arquiteta um plano para salvar João e Joaquina. Miguel recebe Álvaro em sua casa.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 073, segunda-feira, 20 de janeiro
André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Álvaro fala de sua vida para Isaura, Miguel e Pedrinho. Martinho conta ao Sargento que Miguel foi visto a caminho de Muriaé. Rosa tira satisfações de Leôncio. Belchior cuida de João e Joaquina e fala da fuga. Francisco e Raimundo dormem. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Leôncio surpreende Moleca que dá um golpe de capoeira e o rende. Rosa ataca Moleca. André resgata João e Joaquina.
Rosa reencontra André e rouba um beijo, Moleca vê. Gabriel geme. Leôncio acorda e fica furioso com a fuga dos escravos. Sebastião lamenta passar a noite de Natal longe de Henrique. Bernardo encontra um diamante. João e Joaquina são recebidos com festa no quilombo. Sebastião se irrita quando sabe que Rosa dormiu com Leôncio. Rosa ganha um colar de ouro como presente de Natal. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate na porta da casa de Miguel e Isaura.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 074, terça-feira, 21 de janeiro
O proprietário da casa visita Miguel. Sebastião se irrita com o sumiço de Helena. Leôncio pensa em Isaura. O quilombo está em festa. Isaura, Miguel e Pedrinho ceiam felizes. Geraldo conta a Branca que Álvaro está apaixonada por Isaura. Isaura lamenta não contar a verdade a Álvaro. Leôncio vai ao quarto de Rosa e convida Flor-de-Lis para cear com ele. Diogo e Helena se beijam. Gabriel acorda e vê tudo. Sebastião vai a casa de Tomásia. Álvaro pergunta a Isaura se pode fazer a corte a ela.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 075, quarta-feira, 22 de janeiro
Isaura chora por mentir para Álvaro. Álvaro diz a Isaura que ela tocou seu coração desde o primeiro instante que a viu. Leôncio acorda ao lado de Flor-de-Liz. Cel. Sebastião vai até a casa de dona Gioconda buscar Helena. Gabriel sai do coma. É dia de natal. Leôncio aperta o pescoço de Flor-de-Liz e diz que ela o pertence. Álvaro quase beija Isaura quando chega Pedrinho e Miguel. Gabriel diz ao coronel de preferia não ser seu filho para poder se casar com Helena.
Branca pede a Geraldo que descubra o endereço de Elvira (Isaura). Leôncio prende Flor-de-Liz no quarto. João conta a história de um negro que ficou rico para Bernardo. Álvaro conversa com Geraldo sobre Isaura. Isaura chora por mentir para Álvaro. Cel. Sebastião insiste em dizer que sua filha está na casa de dona Gioconda. Belchior ouve os berros de Flor-de-Liz, mas não pode ajudá-la. Henrique mostra um diamante à Malvina. Isaura decide contar toda a verdade a Álvaro.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 076, quinta-feira, 23 de janeiro
Francisco coloca Rosa para fora de casa. Miguel pede para que Isaura não conte a Álvaro a verdade sobre eles. Rosa fica brava ao saber que Leôncio dormiu com Flor-de-Liz. Henrique visita seu pai e diz que precisa arranjar um comprador para o diamante. Francisco coloca Rosa para fora de casa. Ao caminhar pela beira da estrada, Rosa é picada por uma cobra. Flor-de-Liz convence Leôncio a fazer uma festa para esquecer Isaura por um tempo e para se safar de um castigo. Gabriel chora ao lado de Tomásia por causa de sua amada. Helena confessa que beijou Diogo. Dr. Paulo deseja se casar com Helena, mas diz que é pelo dinheiro que o Cel. Sebastião possui.
Raimundo avisa a Martinho que Leôncio suspeita onde esteja Isaura. Leôncio manda chamar as mais belas moças do bordel para sua festa. Moleca sente ciúmes de Rosa. Belchior suga o veneno da perna de Rosa. Isaura conversa com seu pai sobre o fato dela não dizer quem ela realmente é. Geraldo conta a Branca onde mora Isaura. Cel. Sebastião pede a Belchior que chame o Dr. Paulo para examinar Rosa. Helena arrepende-se do beijo dado em Diogo e diz que Gabriel ainda a ama. Gabriel não se conforma com o fato dele ser irmão de Helena. Álvaro vai se encontrar com Isaura.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 077, sexta-feira, 24 de janeiro
Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Pedrinho acorda Miguel pela noite para avisar que Isaura conversa com Álvaro e que ela deseja contar a verdade para o rapaz. Miguel vai até Isaura e diz que está muito tarde para os dois conversarem. Álvaro vai embora. Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Dr. Paulo diz que a situação de Rosa é complicada. Henrique mostra a Malvina o dinheiro que conseguiu com a venda do diamante. Miguel briga com Isaura e ela diz que está apaixonada por Álvaro. Perpétua quer conhecer Isaura e seu pai. Diogo quer se casar com Helena.
Helena pede para que Gabriel aceitar que eles são irmãos. Leôncio se diverte com as meninas do bordel, mas pouco depois desconfia que uma delas tenha roubado as jóias de sua mãe. Isaura observa as jóias de sua madrinha dadas a ela pelo comendador Almeida. Belchior avisa Violeta que Leôncio prendeu suas meninas. Violeta leva o Sargento para a fazenda. Rosa continua a delirar. Gioconda avisa Diogo que o Cel. Sebastião quer que ele vá até sua casa para examinar Rosa. Diogo diz que irá aproveitar a ocasião para pedir a Mão de Helena em casamento. Branca e Geraldo avistam Isaura de longe.
Tags
resumo-das-novelas