João Menezes é derrotado na segunda rodada do quali do US Open

  • 26/08/2021
João Menezes é derrotado na segunda rodada do quali do US Open

Tenista mineiro enfrentou o norte-americano Maxime Cressy nesta quinta-feira (26). Agora, segue para a Itália, onde disputa o Challenger de Como, na próxima semana

João Menezes encerrou nesta quinta-feira (26) a sua participação no qualifying do US Open, em Nova York (EUA). Depois da vitória na estreia, o mineiro – número 4 do Brasil e 227 do mundo – perdeu na segunda rodada para o norte-americano Maxime Cressy (151 do ranking), que marcou 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, em 1h39min, para seguir na disputa. Na primeira rodada, Menezes derrotou o italiano Filippo Baldi. Agora, dá sequência à temporada na Itália, no Challenger de Como, na próxima semana.

"Foi um jogo em que eu sai na frente, bem, estava devolvendo todos os saques dele. Mas, aí, ele sacando 1/3, deu uma bola de sorte, fechou 2/3 e pediu fisioterapeuta. E, na volta, conseguiu a quebra. No 5/6, também, duas bolas que definiram. No segundo set, aproveitou um game que não joguei tão bem. E, contra adversários assim, um game desses custa muito", analisou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

No primeiro set, Menezes quebrou logo no primeiro game, mas na sequência o adversário salvou break-points e, depois, devolveu a quebra, empatando em 3 a 3. E, com novo break, fechou em 7/5. No segundo, os dois tenistas mantiveram seus serviços até o sexto game, quando o americano conseguiu quebrar e, com essa vantagem, venceu por 6/3.

Nesta temporada, em julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), para treinar na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira.

Temporada 2021 - Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali.

Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia. Em agosto, duas vitórias em simples e três em duplas em San Marino. E uma vitória na estreia no quali do US Open.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes