Uma dieta baseada em plantas faz bem ao coração? Veja o que diz a ciência

  • 12/08/2021
Uma dieta baseada em plantas faz bem ao coração? Veja o que diz a ciência

Médicos e especialistas sempre reforçam a importância de alimentos naturais na dieta, bem como evitar os processados. Mas será que uma alimentação baseada em plantas faz bem? Recentemente, estudos publicados pelo “Journal of the American Heart Association” analisaram a saúde cardiovascular de pessoas que incorporaram mais alimentos vegetais em suas dietas, e os resultados foram surpreendentes.

Ambos os estudos observacionais acompanharam grupos por mais de uma década, a fim de analisar os benefícios das dietas centradas em plantas. Um deles estudou por 32 anos a alimentação de jovens adultos, enquanto o outro acompanhou, por cerca de 24 anos, mulheres na fase pós-menopausa.
Intitulado de “Plant-centered diet and risk of incident cardiovascular disease during young to middle adulthood”, em tradução livre para o português “Dieta baseada em plantas e riscos de doenças cardiovasculares durante a juventude”, o primeiro estudo acompanhou cerca de 5 mil jovens adultos com idades entre 18-30 anos quando a pesquisa começou. Ao longo de 32 anos, o grupo passou por séries de exames e tiveram suas dietas avaliadas por médicos.
Ao final do estudo, quase 300 pessoas desenvolveram doenças cardiovasculares. Por outro lado, os pesquisadores observaram que aqueles que possuíam alimentação baseada em vegetais e dieta de qualidade tinham 52% menos de probabilidade de desenvolver problemas cardíacos, em relação aos demais.
“Uma dieta nutricional rica e centrada nas plantas é benéfica para a saúde cardiovascular, e não é necessariamente vegetariana. Pessoas podem incluir produtos de origem animal com moderação de vez em quando, como aves não fritas, peixes não fritos, ovos e laticínios com baixo teor de gordura”, explicou uma das autoras do estudo, Yuni Choi, especialista em epidemiologia nutricional.
Ao concluir o estudo, os pesquisadores puderam observar que as participantes que seguiram a dieta em questão demostraram 11% menos probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, 14% menos chance de desenvolver doença arterial coronariana e 17% menos de ter insuficiência cardíaca.

De acordo com a autora principal do estudo, Andrea J. Glenn, é possível atingir o resultado incluindo gradualmente os componentes na rotina de alimentação. “Os benefícios para a saúde cardíaca aparecem à medida que vai adicionando os esses alimentos na dieta”, explicou.

Com base nos resultados dos estudos, podemos observar que incluir na dieta alimentos vegetais e mais nutritivos são opções saudáveis para o coração em qualquer idade.

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes