Funceb realiza oficina do Escritas em Trânsito com Itamar Vieira Junior em Juazeiro

  • 17/11/2023
Funceb realiza oficina do Escritas em Trânsito com Itamar Vieira Junior em Juazeiro

Inscrições para participar da oficina “Escrever é estar vivo” estão abertas até 20 de setembro no site da Funceb

Entre os meses de setembro e novembro de 2023, a Fundação Cultural do Estado, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, realiza mais uma edição do projeto Escritas em Trânsito. Esta é a primeira vez que o projeto circulará em cidades do interior da Bahia, além Salvador.

Um dos momentos mais aguardados é o da oficina “Escrever é estar vivo”, que será ministrada pelo escritor soteropolitano, Itamar Vieira Junior, entre 10 e 12 de novembro, no Centro de Cultural João Gilberto, em Juazeiro, na Bahia.

A oficina propõe a escrita literária como reflexo da experiência de estar vivo como uma maneira de recriar o mundo. Também propõe a introdução à escrita criativa de Contos e Romances, desde a ideia inicial, passando pela leitura atenta de obras contemporâneas consagradas, até a prática da escrita, discutindo temas como trama, personagens, estilo e revisão.

Itamar é Doutor em Estudos Étnicos e Africanos com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro pela Universidade Federal da Bahia – instituição em que também se graduou e obteve título de Mestre. É natural de Salvador e aborda em suas pesquisas e obras literárias regionalidade, ancestralidade e a relação “cidade x campo” no contexto histórico brasileiro.

Itamar Vieira Junior se revelou um fenômeno literário a partir do romance “Torto Arado” (2019), que figura regularmente entre as listas de mais vendidos e venceu os prêmios Jabuti e Oceanos – maiores prêmios literários de língua portuguesa. O autor também recebeu o Prêmio Leya, por unanimidade, com o romance Torto Arado, que também foi traduzido para mais de 10 idiomas e está ganhando adaptação teatral e audiovisual.

Pessoas interessadas em participar da oficina podem se inscrever gratuitamente até 20 de setembro no site da Funceb. Estão disponíveis 30 vagas, e podem participar da atividade artistas da palavra, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas em Literatura.

O Escritas em Trânsito é realizado pela Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes da Funceb (Dirart/Funceb) desde 2012 e, até então, 31 oficinas já foram realizadas.

Para este ano, o projeto ainda prevê as oficinas “Poesia Falada”, com Elisa Lucinda, em Salvador; e “Textos Impossíveis”, com Amara Moira, em Salvador e Lençóis.

Serviço

Escritas em Trânsito – “Escrever é estar vivo”, com Itamar Vieira Junior

Inscrição: até 20 de setembro de 2023 em www.fundacaocultural.ba.gov.br

Oficina: 10 a 12 de novembro de 2023, das 14h às 18h

Onde: Centro de Cultura João Gilberto (R. José Petitinga, 354 - Santo Antônio, Juazeiro/Ba)

Gratuito


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes