Experiência inclui provas de trail run, mountain bike e duathlon em trilhas, estradas de terra e áreas da Mata Atlântica
Rio de Janeiro, julho de 2025: A cidade de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, receberá nos dias 19 e 20 de julho a quarta etapa da temporada da World Trail Races (WTR), um dos principais circuitos de esportes outdoor do país. O evento chega à sua quarta edição, após estrear no município em 2022, e combina desafios esportivos, paisagens naturais e uma infraestrutura completa.
Com estrutura montada à beira do Lago Javary, a WTR Miguel Pereira oferece uma experiência única para corredores, ciclistas e famílias. Estão confirmadas provas de trail run, mountain bike e duathlon, além da Kids Race, para as crianças. Os percursos passam por trilhas, estradas de terra e áreas de Mata Atlântica, proporcionando contato direto com a natureza e desafios em diferentes níveis de dificuldade. No trail run, os atletas podem optar entre distâncias de 7 km (Short), 16 km (Mid) e 32 km (Long). Já no mountain bike, as opções são 26km (Light) e 48 km (Pro). O duathlon combina corrida e pedal em dois formatos: 54 km (7 km corrida + 47 km MTB) e 42 km (16 km corrida + 26 km MTB). A WTR Kids Race completa a programação com percursos adaptados por faixa etária de 1 a 14 anos, variando entre 50 metros a 1,5 km.
Para os atletas que buscam o lugar mais alto do pódio no Ranking WTR de Trail Run e Mountain Bike, a etapa de Miguel Pereira é uma WTR 5 mil. Confira o regulamento no site.
Mais do que uma competição, o evento é uma celebração da cultura outdoor. A Arena WTR, posicionada às margens do mesmo lago, será o ponto de encontro com food park, área de exposições, ativações de marcas, espaço kids, massagem gratuita, crioterapia, chuveiros e estacionamento. Shows, atrações para toda a família e a WTR Store, com produtos oficiais da Liga, completam a experiência.
Com clima ameno e atrativos turísticos como o maior parque de dinossauros da América Latina e o recém-inaugurado trenó de montanha, Miguel Pereira tem se firmado como destino ideal para quem busca esporte e lazer em meio à natureza.
"É uma grande honra para Miguel Pereira receber, pelo quarto ano consecutivo, uma etapa da World Trail Races, um dos principais circuitos de esportes outdoor do Brasil. Esse evento representa muito mais do que uma competição: é uma verdadeira celebração da natureza, da saúde e do espírito esportivo. A cada edição, reforçamos nosso compromisso em transformar Miguel Pereira em um polo de turismo esportivo e sustentável, valorizando nossas belezas naturais e movimentando a economia local. Estamos prontos para mais um grande espetáculo ao ar livre!", afirmou Pedro Paulo Quinzinho, Prefeito de Miguel Pereira.
As inscrições estão na reta final, com vagas apenas para a Trail Run Short, Long e a Kids Race, disponíveis até o dia 14 de julho. Todos os participantes contam com estrutura de apoio, chip de cronometragem, medalha de participação e pontos de hidratação e alimentação ao longo dos percursos. A WTR Miguel Pereira tem patrocínio da Vivo, The North Face, Heineken 0.0, Ford e Prefeitura de Miguel Pereira, apoio da Mombora, Vono, My Safe Sport e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Ministério do Esporte e Governo Federal. Realização AEESB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil) e promoção V3A e Speed Eventos Esportivos.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site oficial: worldtrailraces.com.
Serviço
World Trail Races (WTR) - Etapa Miguel Pereira (RJ)
Datas: 19 e 20 de julho
Local: Arena WTR – Lago Javary – R. Joaquim J Gomes – Vila Selma, Miguel Pereira – RJ, CEP: 26900-000
Cronograma
19 de julho, sábado:
6h30 – Arena aberta
6h30 às 7h30 – Entrega de Kits (Trail Run Mid e Long)
7h30 às 8h15 – Entrega de Kits (Trail Run Short)
7h45 – Largada (Trail Run Mid e Long)*
8h30 – Largada (Trail Run Short)*
9h às 10h – Show
10h às 14h – Entrega de Kits (MTB e Kids Race)
10h às 11h30 – Premiação (Trail Run Short e Mid)**
11h30 às 13h – Show
13h às 14h – Premiação (Trail Run Long)**
14h – Encerramento das atividades no sábado
*Os horários de largada podem sofrer ajustes
**Os horários das premiações podem sofrer ajustes de acordo com o fechamento das categorias
20 de julho, domingo:
7h – Arena aberta
7h às 7h45 – Entrega de Kits (MTB e Kids Race)
8h – Largada (MTB Light e Pro)*
9h às 9h30 – Aquecimento Kids Race (Palco de Premiação)
9h30 às 10h30 – Kids Race
10h30 às 12h – Show
12h às 13h30 – Premiação (Duathlon, MTB Light e MTB Pro)**
14h – Encerramento da WTR Miguel Pereira
*Os horários de largada podem sofrer ajustes
**Os horários das premiações podem sofrer ajustes de acordo com o fechamento das categorias